Visita ao Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros - secundário

No passado dia 29 de março, os alunos do secundário do Colégio Efanor foram visitar o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

Os alunos visitaram a Gruta da Moeda e o seu centro de interpretação ambiental e o Monumento Natural de Pegadas de Dinossáurios da Serra de Aire e Candeeiros.

Durante a manhã, observaram o relevo cársico que tipifica geologicamente o maciço calcário estremenho e viram fósseis, vestígios da presença de um mar nesse local há 175 milhões de anos atrás. Ao analisarem a ampla coleção de minerais e de fósseis aplicaram os conhecimentos teóricos que já aprenderam.

De tarde, após o almoço na aldeia calcária de Pia do urso, em que viram lapiás, fizeram a visita às pegadas e jardim mesozóico, num dos melhores trilhos de dinossáurios saurópodes do mundo!

Ainda tiveram oportunidade de aplicar os conhecimentos sobre minerais, rochas, estratos e deformações geológicas.

Foi um dia de prática de geografia e biologia e geologia no terreno!