Colégio Efanor


Perguntas Frequentes - Acerca do Colégio Efanor

Quem é a entidade titular do Colégio Efanor?
Colégio Efanor é um estabelecimento de ensino privado, propriedade da Fundação Belmiro de Azevedo, situado na Av. Manuel Pinto de Azevedo nº88, freguesia da Senhora da Hora, concelho de Matosinhos.

Sendo a Fundação Belmiro de Azevedo uma instituição sem fins lucrativos, vocacionada para a promoção da Educação, da Cultura e do Desporto e para o apoio a iniciativas de responsabilidade social, a criação deste colégio é mais uma expressão material dessa vocação e do desejo de prestar um serviço de natureza pública, de excelência no âmbito da Educação. 
Onde se localizam as suas instalações?
Colégio Efanor está localizado na freguesia da Senhora da Hora, concelho de Matosinhos, a 2 minutos da zona comercial do Norteshopping, próximo das principais vias de comunicação viária e da rede de transportes públicos (Metro e autocarro), ocupando as antigas instalações do edifício social da fábrica Efanor.   
Qual o horário de funcionamento do Colégio?
O Colégio Efanor funciona de segunda a sexta-feira, entre as 7h30 e as 19h30. Podendo variar de acordo com a valência e o nível de ensino, a componente letiva do Colégio desenvolve-se no período compreendido entre as 8h40 e as 17h05.
Que calendário escolar cumpre o Colégio Efanor? 
As atividades escolares do Colégio Efanor regem-se pelo calendário escolar anualmente publicado pelo Ministério da Educação.

O Colégio encerra a sua atividade:
  • do dia 24 de dezembro ao dia do início do 2º período letivo;
  • na quinta-feira Santa e na segunda-feira de Páscoa;
  • na segunda  e terça-feira de Carnaval;
  • no feriado de S. João;
  • do dia 1 de agosto até aos primeiros dias de setembro, de acordo com o calendário anual de atividades definido para cada ano letivo.

Qual a oferta formativa do Colégio Efanor? 
Colégio Efanor iniciou a sua atividade no ano letivo 2008/2009 com as valências de Pré-Escolar e de 1º Ciclo do Ensino Básico. Porém, o projeto de expansão que lhe está associado e que se cumprirá ao longo dos próximos anos letivos, evoluirá numa perspetiva de garantir a sequencialidade até ao 12ºAno. A abertura de novos níveis de ensino acontecerá à medida que os alunos forem avançando para os níveis académicos seguintes.

No momento, a oferta formativa inclui:
  • Berçário+Creche
  • Educação Pré-Escolar
  • 1º Ciclo do Ensino Básico
  • 2º Ciclo do Ensino Básico
  • 3º Ciclo do Ensino Básico
Qual é a oferta curricular do Colégio Efanor?
Para além das atividades/disciplinas previstas no currículo nacional português, o Colégio definiu um conjunto de atividades que designa como currículo local e que são lecionadas de forma integrada com o objetivo de se potenciarem mutuamente podendo assim produzir-se mais e melhores aprendizagens. Por isso, estas atividades consideradas essenciais ao desenvolvimento integral de crianças e jovens são obrigatórias para todos os alunos, variando de acordo com os ciclos de ensino e estando o seu custo incluído na mensalidade.
Que atividades estão incluídas na mensalidade do Colégio?

De acordo com as faixas etárias e com os níveis de ensino, as atividades de currículo local no Colégio Efanor são as seguintes:

 

 Creche

PE 

1º CEB 

2º CEB 

3º CEB 

 Atividades curriculares da componente nacional  

 x

 x

 x

 x

 Atividades curriculares de oferta local          

 Expressão Musical (24/36 meses)

 x

       

 Projeto integrado de Expressões (Plástica, Musical e Dramática)

 

 x

 x

   

 Orquestra (iniciação a um instrumento de cordas)

   

 x

   

 Xadrez

 

 x

 x

   

 Natação

 

 x

 x

   

 Inglês

          x

 x

 x

   

 Espanhol

 

 x

 x

 x

 

Rockschool

     

 x

x

 x

Métodos de Estudo/TIC  

Pensamento Crítico 

       

 x

Oficina de Artes

       

 x


É possível abdicar de atividades de currículo local para que a mensalidade possa ficar mais reduzida?
Tendo em conta:
     i) a intencionalidade da escolha das atividades integradas como currículo local,
     ii) a importância que lhe é atribuída para o saudável e completo desenvolvimento das crianças/alunos e
     iii) a forma integrada e articulada como são lecionadas e avaliadas,
considera-se importante que estas atividades sejam frequentadas por todos e, por isso, estas fazem parte de um currículo global e único não assumindo cariz opcional.
O Colégio Efanor proporciona atividades de enriquecimento curricular?
Sim. O Colégio disponibiliza um conjunto de atividades de enriquecimento curricular que são opcionais e que se realizam entre as 17h20 e as 19h00. 
A cada ano letivo o programa destas atividades pode ser consultado junto dos serviços administrativos.
Como se processa a admissão de crianças/alunos?
O processo de admissão de crianças/alunos rege-se pelo ponto 8 do Regulamento Interno e por critérios de admissão muito claros e de aplicação rigorosa pressupondo:
  • uma pré-inscrição, a realizar até 28 de fevereiro de cada ano;
  • a divulgação da lista de seriação de candidatos a matrícula baseada nos critérios de admissão;
  • uma entrevista com os pais/encarregados de educação e o candidato;
  • a inscrição/matrícula será realizada uma vez confirmada a condição de admitido pela direção do Colégio.
Para informação mais detalhada, recomenda-se a consulta em http://www.colegioefanor.pt/index.php?pagina=criterios
O Colégio Efanor destina-se apenas a filhos de colaboradores Sonae?
Não. O Colégio Efanor recebe crianças/alunos filhos de colaboradores Sonae em igualdade de circunstâncias com quaisquer outros candidatos, mediante cumprimento das condições de acesso e sendo os critérios de seleção aplicados de forma idêntica a todos os candidatos. 
Programa de Bolsas de Estudo da Fundação Belmiro de Azevedo
A Fundação Belmiro de Azevedo lançou um programa de Bolsas de Estudo aplicável a alunos a partir do 1º Ciclo do Ensino Básico que frequentem oColégio Efanor ou que pretendam candidatar-se à frequência deste estabelecimento de ensino. Toda a informação (Regulamento, editais e formulários de candidatura) poderá ser consultada em www.fundacaobelmirodeazevedo.pt.
Equipa docente
O Colégio considera que este é um dos fatores distintivos do seu projeto de ensino e dispõe de uma equipa altamente qualificada em permanente formação e desenvolvimento. 
Utilização e compra de uniformes do Colégio.
A utilização de uniforme é obrigatória para todas as crianças/alunos do Colégio. A informação relativa à composição do uniforme e suas regras de utilização constam da área privada do site e do regulamento interno da instituição. A compra de uniformes é realizada através de uma plataforma de venda online com acesso através da área privada do site do Colégio.
Serviços de prolongamento, sala de estudo e apoios educativos.
Fora do tempo letivo e para além do plano curricular desenvolvido, é possível contratar um conjunto de serviços de apoio às famílias nomeadamente serviços de prolongamento, sala de estudo e apoios educativos extra. O seu detalhe poderá ser consultado junto dos serviços administrativos. 
Quais as modalidades de pagamento possíveis?
O pagamento das mensalidades e restantes serviços prestados poderá ser mensal, semestral ou anual. Estes dois últimos beneficiam de um desconto cujo valor deverá ser consultado no tarifário em vigor para cada ano letivo.
Como contactar o Colégio?
Para qualquer esclarecimento adicional, poderá contactar o Colégio através de e-mail: geral@colegioefanor.pt / Tel/Telm: 22 011 00 00 / 93 811 00 00.

Não encontra resposta às suas questões? Contacte-nos!