Projeto Curricular do Colégio

O Projeto Curricular do Colégio Efanor tem como referentes o currículo prescrito pelo Ministério da Educação e as orientações dele emanadas, bem como os princípios e objetivos que consagram a missão do Colégio, estabelecidos no Projeto Educativo e Regulamento Interno.
 
Assim através do Projeto Curricular, o Colégio Efanor procura responder, de forma eficiente e eficaz, à diversidade e à singularidade dos alunos, na medida em que:
 
  • flexibiliza o currículo nacional definindo as aprendizagens consideradas necessárias e prioritárias "com clareza e delimitação”, e "organizando de forma flexível a estrutura, a sequência e os processos de aprendizagem”;
  • adequa o currículo às características dos alunos de modo a dar sentido às aprendizagens e a torná-las significativas;
  • diferencia metodologias e atividades para atingir os mesmos objetivos apesar das diferenças  individuais de cada criança.
Nesta perspetiva não se concebe o currículo como um conjunto de aprendizagens centralmente determinadas, fechadas, uniformes, numa lógica de saberes compartimentados e desarticulados, mas como um projeto aberto e flexível, coerente e integrador, respeitador do contexto em que se realiza, em construção permanente pelo sujeito que aprende.
 
Compete ao Projeto Curricular:
 
  • Selecionar e promover as aprendizagens académicas (científicas, técnicas, tecnológicas), bem como as pessoais e sociais (valores, atitudes e comportamentos) pertinentes para a concretização da Missão do Colégio Efanor e que configuram os desafios de uma Educação para o século XXI;
  • Estabelecer o referencial de unidade para as práticas curriculares a desenvolver no Colégio pelos vários docentes, garantindo a coerência, a equidade, a relevância e a utilidade das aprendizagens para todas as crianças/alunos que frequentam o Colégio. 

Nota: No separador Oferta Formativa estão disponíveis as informações pertinentes relativas ao Projeto Curricular de cada ciclo, nomeadamente as matrizes curriculares.