Critérios de Admissão

As inscrições/matrículas de Creche, Pré-Escolar e Ensino Básico, dependem da efetivação da pré-inscrição e cumprimento de todos os requisitos previstos no Regulamento Interno. A seriação das crianças/alunos candidatos a inscrição / matrícula obedece à aplicação sequencial dos seguintes critérios:

I. Crianças ou alunos internos que já se encontram a frequentar o Colégio Efanor.

II. Candidatos indicados pela Fundação Belmiro de Azevedo que disporá de uma quota reservada até um máximo de 5% do número total de vagas anualmente disponíveis no conjunto das valências existentes.

III. Candidatos que ingressam pela primeira vez no Colégio Efanor seriados pela aplicação dos seguintes critérios:
1. irmãos de crianças que já frequentam o Colégio;
2. crianças/alunos filhos de colaboradores;
3. irmãos candidatos a iniciar processo no Colégio;
4. outros candidatos.

Dentro de cada um dos grupos de candidatos a seriação resulta da ponderação das variáveis:
  • data de nascimento (devidamente comprovada por documento oficial), com prioridade para as crianças mais velhas no caso da Educação Pré-Escolar e do 1º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico e para as crianças mais novas no caso de transferência nos anos subsequentes ao 1º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico;
  • número de pré inscrição;
em que cada uma delas assume um peso relativo de 50%.

Poderão ainda ser aceites inscrições/matrículas de crianças nos anos iniciais de ciclo (Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico)  desde que completem 3 e 6 anos, respetivamente, entre 15 de setembro e 31 de dezembro, estando a sua admissão condicionada aos requisitos e à aplicação dos critérios enunciados. No caso do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico, para além da aplicação sequencial dos critérios anteriormente referidos, os candidatos externos realizam provas internas para aferição de conhecimentos de língua portuguesa e inglesa (ou certificado comprovativo da competência ao nível da Prova standard YLE da Universidade de Cambridge ou diploma equivalente) e de matemática.
 Nota: O Colégio reserva-se o direito de excluir candidaturas quando o resultado desta avaliação evidencie grande desfasamento face ao padrão interno médio de desempenho.

A lista graduada, com indicação das crianças/alunos admitidos e suplentes, será disponibilizada na área reservada do site do Colégio nos primeiros dias de março do ano civil em que se inicia o ano letivo pretendido.

Na ausência de candidatos a matrícula por esgotamento da lista graduada (alunos admitidos e suplentes), o preenchimento de vagas supervenientes será efetuado por ordem de chegada de novos candidatos, desde que efetuem pré-inscrição e se identifiquem e comprometam com os princípios orientadores do Colégio.

Importante: O Colégio reserva-se ainda o direito de excluir candidaturas em todas as valências ou níveis de ensino em casos em que se considere que não estão reunidas as condições necessárias para responder às necessidades específicas dos candidatos.

Regulamento Interno